quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O Feriado


Li em algum lugar que qualquer dia desses o Papai Noel vai esbarrar no Coelhinho da Páscoa no corredor do shopping, de tanto que antecipamos os feriados. Não ficarei surpresa se 2010 for esse ano. Ano passado, eu ainda escolhia meu presente de aniversário no início de outubro e as primeiras lojas já exibiam os primeiros enfeites de natal nas prateleiras.

Meses depois, as mesmas lojas fecharam no dia 25 de dezembro para já reabrir no dia 26 todas em tons de branco: blusinhas, calças, vestidos e sapatos. Parecia que o Duende da Água Sanitária havia passado por todos os centros comerciais da cidade. E hoje, não deu outra: panetones em promoção, misturados a roupas brancas em liquidação, artigos de férias lado a lado com os de volta às aulas, tudo coberto com confete, serpentina e fantasias de carnaval. Tudo ao mesmo tempo agora.

A geniosidade por trás de se antecipar tanto assim as datas comemorativas talvez esteja em vender mais por vender antecipado. Tanta precipitação, porém, termina dando vontade é de comemorar mais de uma data ao mesmo tempo. Vestir roupa branca no primeiro dia de aula. Dar material escolar como presente de Natal. Aproveitar a liquidação do panetone e comprar um para comer na ressaca do carnaval – mas opa! Nessa época, os supermercados já estarão cheios só com ovos de Páscoa - com aquelas casinhas nos corredores que só me dão claustrofobia e me fazem lembrar das calorias.

Não dá para negar a economia que seria proporcionada se pudéssemos logo antecipar tudo e presentear logo todas as datas de uma vez só. Confraternizar tudo de uma vez, por exemplo significaria um meio-termo emocional fantástico: nem a alegria por vezes forçada do Natal nem o silêncio pesado e contrito da Sexta-Feira Santa. Todo mundo ficaria feliz (mas não feliz demais), e todo mundo enfeitaria presépios com cruzes e comeria Papais-Noéis de chocolate que viriam dentro dos ovos de Páscoa. Complicado seria só na hora de optar por peru ou peixe.

Esqueci de avisar que a festa toda é regada a marchinhas de Carnaval. E é claro que, antes disso, todos os convidados se perfilaram para o hasteamento da bandeira, em homenagem à Independência do Brasil e à Proclamação da República, e que fizeram um momento de silêncio em honra dos parentes falecidos. Além disso, mães, namorados, pais e crianças, nessa ordem, devem ser os presenteados da noite. Mencionei que todo mundo veste branco? Pois é.

Se houvesse só um feriado para todos as datas comemorativas, talvez houvesse menos sorrisos fingidos, menos apertos de mão com punhaladas nas costas e menos festas de escritório onde as pessoas fingem que se gostam. Menos discursos e filas mais curtas no supermercado. Mais panetones e chocolates nas prateleiras. Um guarda roupa mais colorido no dia 31 de dezembro. E talvez até para nós mesmos. Você aí, o último da fila do supermercado, me dá um dinheiro aí? Aproveita e me conta: de quem é mesmo a Páscoa? E o Natal? O que é Corpus Christi? E 15 de novembro, é dia de quê mesmo?

3 comentários:

M. A. Cartágenes disse...

Penso que todo dia é dia de alguma coisa.
Penso que cada diz quem dá o devido valor somos nós mesmos de acordo com o que consideramos "valor" ou "prioridade".
Enfim, ano novo na verdade é um dia depois do outro. Até porque, penso que o lance de "ano" em si é na verdade uma forma que o ser tem em tentar recomeçar o que não tem fim. Entendeu?

Todo dia é natal, ano novo, páscoa, aniversário. Penso que só em estar vivo é o suficiente para comemorar todas estas coisas e outras que possam valer a pena.

Detalhe, sobre as calorias, gosto de ti assim ^^... E outro detalhe, sobre o "broto", tu és mesmo!

Paz aê broto. Cuide-se, e valeu por ter ido ao meu blog juvenil.
Volte sempre!

disse...

Seguindo sua linha de pensamento deveriamos entao separar uma semana de festas e comemorar tudo de uma vez só?????
Ahhh.... tu acha mesmo que brasileiro vai abrir maos de res festas a cada mes????
Aqui é o país do oba oba... rsrsrrss
Acho ate que deveiamos ir alem: 12 dias de carnaval, 4 de Pascoa, dois para cada feriado basico e 1 semana d natal!!! E ainda poderiamos virar o ano tres vezes!!!
rsrsrs

---
Só para vc... a história lá no meu blog é veridica sim!!!!

Beijosss

tiaselma.com disse...

Muuuuuuito bom, Su! É o samba do calendário doido mesmo essa rapidez com que passam los dias. Atordoa a secura dos comerciantes por faturar em cima dos feriados. E seus significados... passam ao largo.

Beijos de sua leitora.