domingo, 12 de julho de 2009

Um dia de gênio



Se você pudesse ter um dia só para você, o que faria?

Acordei pensando no gênio da lâmpada. O sonho foi tão real que parecia que ele tinha mesmo acabado de me fazer essa pergunta. O que eu faria? E você?

Devo ter pensado numas duzentas e cinqüenta e sete mil coisas nos trinta segundos que se seguiram. Pensei no sonho conhecer qualquer coisa fora do Brasil, fosse a Europa, a América do Sul ou qualquer coisa lá no meio da África bagunçada por uma guerra civil. Pensei em conhecer coisas dentro do Brasil também. Voltar a Natal, Brasília, ao Rio e conhecer São Paulo – o caos delicioso que eu já amo mesmo sem nunca ter visitado.

Mas não. Já vou a São Paulo e ao Rio no mês que vem de qualquer jeito (iupi!) e seria um desperdício ter só um dia na vida para ver tanta coisa interessante. Cidades têm que ser conhecidas aos pouquinhos, com olhar de documentário e não de turista, para a gente sair de lá com a impressão certa e as melhores histórias para contar. Não, viajar não é a minha escolha.

Também poderia pedir ao gênio montes de dinheiro e todos os chavões e trocadilhos que vem junto. Não traz felicidade, mas ajuda a comprar, costuma dizer o meu pai. Não compra amor, mas compra gente para fazer amor, brinca um amigo meu com um sorriso sacana. Tenho uma amiga que contabiliza o salário em cervejas. Outra, em sapatos. Não seria bom então que, por um dia, eu pudesse comprar tantos sapatos quantos quisesse, beber todas as cervejas que desejasse, comprar amores e favores?

Mas nem é. Nunca sonhei em ser rica e depois, pechinchar é divertido, olhar uma arara e outra e ir parar na prateleira de liquidação. Estar no final do mês sem um tostão na carteira e ter amigos que te levam pra sair numa quinta-feira chuvosa e pagam bebidas que brotam magicamente na tua mão. Não, eu não preciso de dinheiro. Amor eu tenho pouco, mas é de graça.

O gênio percebe o meu sorriso embevecido e me faz uma terceira oferta. E se, por um dia, eu pudesse ter o amor que desejasse? Um dia inteiro agarrada no moço dos olhos bonitos para quem eu olho torto há uns dois anos sem receber de volta um sorriso com segundas intenções. Ou, quem sabe, um dia com o moço inteligente da voz bonita que vive me chamando para sair, e quando digo “Então, vamos!” ele responde que tem trabalhado demais e está cansado...

Respondo que não, gênio, não tem graça. De que me serve um dia só para saber como é e ter só ausência depois? Eu quero e peço pouco: nem precisa ser pra sempre, mas bem que podia ficar por amanhã e depois e depois de amanhã e algumas centenas de dias ainda por vir na minha vida, e ser daqueles que vão e deixam boas recordações e uma saudade bonita. Mas um dia só, é só para deixar gosto ruim na boca.

Resignado, o gênio suspirou. Sentou ao meu lado, provavelmente desejoso de entender a condição humana e a minha indecisa condição libriana. E aí o telefone tocou e era assunto de trabalho e eu pedi licença ao gênio para atender e de repente percebi o que queria. Desliguei e falei.

Seu Gênio, é o seguinte. Eu quero um dia meu, um tempo para mim. Quero um dia em que não precise fazer nada, que tanto faça levantar da cama ou continuar dormindo. Um dia tão nublado que a maior graça dele seja fazer xixi e voltar para a cama. Um dia chato pra dedel, mas sem celular tocando, sem obrigação, sem nada para fazer, por opção ou obrigação. Um dia para tirar folga de mim, um dia para não viver.

Ele suspirou, fez um muxoxo, emendou com uma cara de quem não entendeu, e me atendeu. E fez os domingos...

3 comentários:

disse...

Ahhhh, os domingos...
Eles são bem assim, não são? Sem graça, sem sol, sem celular, sem programas na TV, sem DVDs nas prateleiras, sem amigos no msn... Nos domingos a unica coisa que preciso é do telefone do disk pizza, a cama desarrumada e o controle remoto na mão para ficar brigando com o tédio.
Bjs

tiaselma.com disse...

Sabe o que meu Gênio fez por mim? Me aposentou!!! E todo dia é domingo.
Delícia.

Beijocas

Márcio Beckman disse...

Um dia só? Difícil decidir... Às vezes tiro dias assim, mas é tanta coisa pra fazer q fico tentando decidir e passo o dia assim...