quarta-feira, 15 de abril de 2009

Lavou, tá novo

Chove ininterruptamente há sete dias e a única roupa que sobrou sem estar molhada e cheirando a mofo é a calça branca que não dá para usar em dias de chuva, porque fica logo toda manchada de água e de lama. Há sete dias que a chuva não dá um minuto sequer de trégua e a temperatura caiu tanto que ando em casa de calça comprida e duas meias em cada pé, sentindo as pontas dos dedos congelarem debaixo do lençol.

A chuva não pára e, se andar de carro é complicado no meio do toró, a pé está mais difícil ainda. Especialmente naquela hora que você fica parada no meio-fio da rua alagada esperando para atravessar, usando a tal calça branca com os carros passando dos dois lados espirrando uma água lamacenta que o guarda-chuva é pequeno demais para conter. Aliás, sempre achei guarda-chuvas um desperdício, que só servem para quebrar na hora que o temporal está mais forte e serem esquecidos na sala do cinema, lanchonetes, academia de ginástica etc.

A chuva começou na última quarta-feira. Aquele dia que uns pingos órfãos se desgarraram do resto e foram dar certinho no meu forro de PVC. Procurando o destino de toda gota de chuva, que é o chão, terminaram indo parar em cima da minha cama. Mudei a cama de lugar três vezes, tentei dormir na rede da sala, depois no sofá, depois no outro sofá e acabei voltando, às quatro da manhã, para a cama molhada mesmo. Pelo menos desde sexta-feira não pinga mais nada nela.

Pela vidraça, a vista é a da rua alagada por causa das galerias subterrâneas dos esgotos que estão todas entupidas. Eu observo atenta os barquinhos de papel virados na sarjeta, esperando ver um Noé pós-moderno passar com um casal de animais de cada espécie, ratinhos baratas e gafanhotos, que vai ver Deus viu que tem é que se acabar tudo em água de novo. Aí já começa o pós-apocalipse com tudo limpinho. Afinal, se acabasse em fogo iria levar um tempão até espanar todas as cinzas.

Vai ver é isso. Esqueçam cassação, libertação, Balaiada e outros que tais. Semana passada, Papai do Céu decidiu lavar o Maranhão.

Um comentário:

Leo disse...

Chuva de prata que cai sem parar...

Essa chuva não é de prata mas cai sem parar também... se bem que hoje está fazendo sol. Aliás, olha a chamada da previsão do tempo do Bon Dia Maranhão de hoje: "Previsão de dia de sol forte e chuva na capital maranhense" Oo' Como assim?? Só a Mirante mesmo pra ter uma chamada dessas... euieieiuih

bjusss
L.

ps: ainda sem internet em casa... comentando do trabalho enquanto ninguém vê...