quinta-feira, 19 de março de 2009

Dez músicas que curam qualquer mau humor*

Em dias de sono atrasado, crianças desaparecidas, tiroteio, descontentamento profissional, amores não-correspondidos e gordura localizada, tem gente que chora. Tem gente que se descabela e ameaça se jogar da ponte. Aliás, tem gente que se joga de verdade da ponte, do quinto andar ou num pote de sorvete de pavê com calda de caramelo salpicado de castanha e biscoitinhos – mas eu estou de regime de novo.

Nesses dias que a gente não tem saco nem para escrever no blog, quem levanta meu astral são eles. Podem me acompanhar, demais insones gordinhos que não tem dinheiro nem sabem dançar e usam manequim 46. Em dias ruins, os caras dessa lista dão jeito até em defunto – quanto mais num pedacinho de angústia cotidiana.

1 – Jamiroquai – Canned Heat
A sua chance de ir para o céu escapuliu. Você até se preocupava com o futuro, mas aí resolveu jogar as precauções para o vento e passar pelos tempos difíceis... dançando! Jay Kay é isso aí – auto-ajuda em pitadas de funk e acid jazz.

2 – Foo Fighters – Learn to Fly

Sabe aquelas músicas que te dão vontade de gastar muita energia fazendo algo legal, feliz e bonitinho? Se não der, rola pelo menos de colocar no último volume e cantar junto.

3 – The Dobbie Brothers – Rockin’ Down the Highway
Se ela não é perfeita para uma viagem de carro, eu não sei mais o que é. Ah, é também para aquelas horas que você posa de rockstar sozinho no quarto tocando guitarra com o cabide ou cantando com o vidro de xampu. E não negue, se você nunca fez isso, com certeza já teve vontade. Dica: a melhor hora para isso é no meio do solo.

4 – Culture Club – Karma Chameleon
O que é tosco, é bom, e se for dos anos 80 é melhor ainda. Quem não quiser dançar pode morrer de rir com as roupas do clipe. Eu gosto.

5– Red Hot Chili Peppers – Higher Ground
Eu chamo de "música de acordar". Sabe aqueles dias que você levanta da cama sem vontade de nada? Pois é.

6 – Franz Ferdinand – Do you want to

Coloque no ultimo volume e cante junto o mais alto que conseguir.Dance junto também. Se você estiver numa festa, vai ser melhor ainda.

7 – Led Zeppelin – Rock and Roll
Funciona do mesmo jeito, só que mais esganiçado. Experiência própria, bom pra cantar no carro naquelas noites de sábado que você não tem nada interessante pra fazer e precisa de algo pra te animar.

8 – Dire Straits – Walk of life
Quem conseguir ficar sem marcar o compasso com o pezinho no chão ou a mão batendo na mesa disfarçadinho é porque já morreu mesmo, ninguém dá jeito.

9 – Rolling Stones – Jumping Jack Flash

A versão da Aretha Franklin é excelente também.

10 – The Beatles – A Hard Day’s Night
O acorde de abertura mais manjado do mundo deixa todo o mundo de bom humor.

*Os links são do youtube porque várias das músicas foram difíceis de achar em outros lugares. Parece que tem muita gente de mau humor no mundo.

2 comentários:

elenmateus disse...

hum, música pra insone gordinho né? e as magrelinhas igualmente insones, nenhum direito? hunf!

Leo disse...

Boa lista, mas eu adicionaria Twist and Shout, dos besouros, Carry On, do Angra e I Want Out, versão Sonata Arctica.

Saudades de teus textos, menina!
Bjusss
L.