segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Sampa*


Alguma coisa aconteceu no meu coração.


E nem precisou, como diz a música, cruzar a Ipiranga com a avenida São João. Na verdade, nem passei por lá. Até pedi, numa das minhas andanças para fotografar a cidade, que o meu amigo e anfitrião me ensinasse a chegar lá. Ele me olhou blasé e resmungou “mas que clichê!” e disse que não me levaria e pronto. Mas conheci a deselegância discreta de meninas e meninos e aprendi, nos últimos dez dias, a chamar de realidade o caos mais delicioso que eu já conheci.


Acordei com o sol nascendo nos meus olhos na poltrona do avião. Espiei pela janela e eram prédios a perder de vista por entre as nuvens enquanto o piloto alertava para uma suposta zona de turbulência, mas o único tremor que eu sentia era o de admiração. Eu era João do Santo Cristo quando chegou em Brasília. “meu Deus, mas que cidade linda, no Ano-Novo eu começo a trabalhar”.


E amanhã é outro avião, não de volta que por mim eu não voltava nunca mais. Vôo que pego com um dia de atraso, já que não tinha mais passagem para a data que eu queria. Mas nem liguei, eu era Phileas Fogg quando descobre que está um dia adiantado na sua volta ao mundo. Daí que o avião ficou para amanhã e, até eu voltar pra cá, vou ficando assim, feito espectador daqueles filmes de trilogia que terminam deixando muita coisa para acontecer adiante. Saio do cinema qurendo mais, insatisfeita e ansiosa pelo capítulo seguinte.


Enquanto isso, é hora de seguir viagem – para uma Cidade a que chamam Maravilhosa. E até é. Mas eu, aqui comigo, já achei minha Cidade Maravilhosa de coração. Sampa, sou só saudade...

2 comentários:

Gardenia Maciel disse...

Humm.... A vida já é clichê portanto eu colocaria o pé na parede iria para a Ypiranga com a avenida São João... Qdo for a Sampa o farei!

Abs

Lígia disse...

Su, lembro da primeira vez q vi Sampa...eu tinha 11 anos e tava indo de carro...eu dormi e só acordei bem no centrao mesmo, a noite. Quando abri os olhos e vi taaaantos prédios altos achei q ainda tava dormindo...

Quero muito que dê certo pra vc lá, amiga...quem sabe a gente não se encontra por lá um dia hein!
bjs.