terça-feira, 19 de julho de 2011

De sorrisos e saudades

Você já teve um machucadinho na pele que toda hora arde um pouquinho mas você não consegue lembrar onde foi que ralou? A moça deste texto tem desses no coração de vez em quando. São dias estranhos, em que se acorda com muito para fazer mas sem saber bem por onde começar. Daí o jeito é calar e passar o dia tentando segurar a atenção, mas sentindo as mãos escorregadias.

O fim da noite é a hora em que ela deseja que nunca chegue a porta de casa. O carro acelera e ela tenta segurar cada metro de avenida, numa tentativa de ficar rodando na cidade para sempre ou, pelo menos, até terminar de matar todos os restinhos de saudade – o que na verdade é a mesma coisa. Ela fala rápido e emenda assuntos na tentativa de aproveitar ao máximo daqueles dez minutos, talvez menos, do trajeto. Interrompe a conversa toda hora, tentando espremer um dia inteiro naquele espacinho de tempo, esperando que caiba pelo menos a metade de um coração ou um naco de ansiedade (Pensando bem, a ansiedade pode ficar de fora).

E embora ela siga sempre desejando o contrário, ela sabe que o carro vai parar, e quando isso acontecer não vai se ter tempo nem para desligar o motor. A despedida tem sempre um sorriso bonito, mas apressado. Ela bem que queria tirar as compras do carro e subir as escadas acompanhada. Mas há responsabilidades maiores e amar também é saber dividir. E ela divide – menos o sorriso que eles trocam toda noite e que é só deles. Uns três segundos de sorriso cheio de advérbios e pronomes relativos e conjunções ligando orações que eles já sabem e não precisam repetir. Quando, se, como, enfim. Muito.

Só no meio da insônia que deu para entender que o machucadinho chama saudade.

2 comentários:

Lu disse...

acho que, de todos os sentimentos que podemos sentir, a saudade é mais simples de entender e o mais dificil de compreender (não são a mesma coisa).

digo isso do fundo do meu coração poetinha... eu preferia qualquer outro sentimento à saudade.

tiaselma.com disse...

Voltando de viagem e já me encantando com os posts da minha Su...

Beijocas.